sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Efeitos da Seca que já Castiga Milhares de Nordestinos




A terra tem sede e o homem do campo sofre com a falta de chuva, essa é a triste realidade que vive a região nordeste atualmente. Castigados pela pior seca dos últimos 30 anos os produtores rurais buscam superar a estiagem e tentam reduzir os prejuízos.

Inúmeras são as perdas nas lavouras e na pecuária, onde os pecuaristas já calculam perdas em mais de 90% de seus rebanhos. A falta de pastagem obriga-os a tirar do bolso o pouco dinheiro que tem para comprar ração e alimentar os animais que restam. Além da ração muitos se veem obrigados a comprar água, devido à insuficiência ou ate mesmo pela demora no fornecimento por caminhões pipas do exercito.  Já outros por terem melhores condições removem os animais para outras regiões do país com melhores índices de chuvas.

A falta de água não afeta somente os animais e sim toda a população, principalmente da zona rural onde não tem água encanada na torneira obrigando-os a percorrer grandes distancias para conseguir água. O governo federal ajuda disponibilizando caminhões pipas que abastecem as cisternas.

Abalados com tantos prejuízos os nordestinos resistem bravamente, esperando ansiosos pela chuva que trará ao homem do campo a esperança de dias melhores.
O Agricultor Online, por: Jesivaldo Rios – Jacobina 02/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog