sábado, 25 de maio de 2013

EFAs Baianas que alcançaram maior destaque são: de Quixabeira e de Riacho de Santana

Escolas Família Agrícola (EFA's), têm por finalidade o desenvolvimento sustentável do campo, mediante a educação integral da pessoa humana, dentro do espírito de solidariedade, diminuindo, ou até mesmo eliminando a desigualdade entre as oportunidades educacionais oferecidas nos meios urbano e rural". As escolas Família Agrícola, conhecidas como EFAs, surgiram na França em 1935, sob a denominação de Maison Familiale Rurale e hoje são mais de 1.500 espalhadas por todo o mundo. No Brasil, surgiram no Espírito Santo, em 1969, estimuladas pela Igreja Católica (Lê) "e em 1975 chegaram à Bahia. Há cerca de 180 delas distribuídas por diversos Estados brasileiros, 33 das quais em solo baiano, congregadas em duas redes.

Um dos princípios fundamentais e gerenciais da EFA é não desvincular o aluno do seu meio rural, do ambiente familiar e comunitário. Para isso, ela adota a pedagogia da alternância, em que os alunos alternam sessões na escola, na família e no meio rural com a mesma duração (geralmente entre sete e 14 dias). Estas sessões são estreitamente interligadas através de instrumentos didáticos específicos, em um plano de formação construído a partir da situação sócio-econômica do aluno, levando em consideração o conteúdo programático oficial.
As EFAs ficam localizadas fora das áreas urbanas e funcionam em período integral. Os alunos dispõem de alojamentos, refeitórios, salas de aula, bibliotecas, instalações rurais e campos para experimentação, produção e aulas práticas. Os professores-monitores residem na própria escola.

As escolas são construídas depois de longo processo de discussão, de amadurecimento e de mobilização da comunidade, até a organização de uma associação. Pais, jovens e outras pessoas colaboram na construção e na manutenção da escola e se capacitam no exercício da gestão através de diretorias e conselhos. A escola é pública não-estatal e tem relação fraternal com as entidades sindicais e os movimentos sociais do campo. A manutenção é feita mediante convênios e por organizações não governamentais.

RIACHO DE SANTANA E QUIXABEIRA - Na Bahia, entre as EFAs que alcançaram maior destaque estão a de Riacho de Santana e de Quixabeira, que foram, inclusive, alvo de estudos para teses de mestrado e doutorado na área da educação e desenvolvimento sustentável.

 EFA de Riacho de Santana
A EFA de Riacho de Santana foi objeto de tese do Mestrado Internacional em Ciências da Educação FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Educação da UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA PORTUGAL, e do Departamento de Ciências da Educação e Formação UNIVERSIDADE FRANÇOIS RABELAIS DE TOURS FRANÇA, pelo ex-aluno da Escola Família Agrícola David Rodrigues Moura, em 2003, que abordou a contribuição da Escola Família Agrícola de Riacho de Santana para o desenvolvimento do meio: um estudo com os ex-alunos.

No aspecto ecológico, houve uma fantástica apropriação de técnicas de manejo do solo e de estratégias de convivência com as adversidades climáticas (seca), através da implantação de novos cultivos e da adoção de novas práticas agropecuárias, destacando-se entre elas o plantio do sorgo, da algaroba, da leucena e de outras variedades próprias para as regiões de clima semi-árido.

Na questão econômica, embora o sensível aumento de produtividade não tenha conseguido elevar a renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, os exalunos pesquisados revelaram a preocupação e a necessidade de buscar formas racionais de produção e comercialização.

EFA de Quixabeira
A EFA de Quixabeira foi fundada em 1993 e funciona no povoado de Jabuticaba. É mais uma iniciativa das lideranças populares e das suas entidades e parte do movimento popular de construção de alternativas locais de desenvolvimento social e de afirmação dos direitos de cidadania. Ela está vinculada à União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil - UNEFAB e a Associação das EFAs da Bahia - AECOFABA. A exemplo de outras EFAs, também a Escola do município de Quixabeira recebe e forma alunos, filhos de pequenos agricultores de vários municípios da sua microrregião, tais como: Capim Grosso, Quixabeira, Caem, Saúde,  São José do Jacuípe, Serrolândia, Várzea do Poço, Filadélfia, Pindobaçu, Gavião, Jacobina e Monte Santo. 

Sedia Vários eventos anuais dentre eles o Festival do Licuri e Torneio de Futebol Entre alunos e Ex-alunos.

2 comentários:

  1. OLHA AI O REI DO LICURI........
    NA EFA....

    ResponderExcluir
  2. Vale salientar que o município de Várzea do Poço faz parte dos municípios citados acima, onde tem um dos maiores números de alunos da EFA de Jaboticaba.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog