segunda-feira, 3 de junho de 2013

CRIADORES DE GADO NA BAHIA TERÃO ATÉ 21 DE JUNHO PARA VACINAR OU SOLICITAR ISENÇÃO

Criadores de gado afetados pela seca na Bahia terão até o dia 21 de junho para vacinar seu rebanho, o produtor que não vacinar devido a seca terá de procurar a Agencia da ADAB, e solicitar a isenção da vacina por motivos climáticos.


A 1ª etapa foi prorrogada até o dia 21 de junho em todo território baiano. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), anunciou a medida dia 29 de maio para todas as coordenadorias regionais.

“Consideramos a mudança climática favorável sobre parte significativa nos municípios atingidos pela seca e a possibilidade de estimular a vacinação dos rebanhos nestas áreas. Nossa preocupação agora é de salvaguardar a pecuária baiana quanto ao risco da reintrodução do vírus da Febre Aftosa”, explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que o Ministério da Agricultura facultou aos Estados, ajustar o calendário de vacinação nos municípios atingidos pela seca.

Para o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, o criador tem até quinze dias, contabilizados após a vacinação, para fazer a declaração. “Com a prorrogação, o prazo é até 06 de julho para declarar a imunização junto à Adab”, disse, lembrando que, com a melhora da condição do gado diante da ocorrência de chuvas, os pecuaristas destes municípios devem cumprir com o compromisso de vacinar os bovinos e bubalinos e comparecer ao escritório mais próximo da Adab para declarar todo o rebanho.

“Estamos atendendo a um pleito dos criadores que sempre apoiam as ações da Seagri/Adab e são nossos parceiros nas campanhas de vacinação contra a febre aftosa”, disse o Secretário da Agricultura, Eduardo Salles. “Essa é uma demonstração de comprometimento, sensibilidade e atenção dos governos federal e estadual para com a agropecuária baiana”, destaca Salles. “Com o aval do MAPA, SFA e apoio da Faeb e Entidades do Setor, estamos cumprindo com o nosso papel de zelar pelo patrimônio pecuário na Bahia, agindo em prol de toda comunidade rural no Estado e garantindo condições mais favoráveis para que o pequeno produtor mantenha seu rebanho livre da aftosa”, acrescentou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog