sábado, 21 de setembro de 2013

Pouca chuva e temperatura alta predominam neste final de semana

As condições do tempo na Bahia, neste final de inverno, não terão mudanças significativas em relação às últimas semanas. De hoje a domingo, uma massa de ar quente e seco continua influenciando a temperatura, mantendo o céu ensolarado e sem chuva em grande parte do estado, exceto em áreas mais próximas do litoral sul e do Recôncavo, além de Salvador, onde pode ocorrer chuva fraca.


 
Conforme o boletim meteorológico divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), a massa de ar está atuando com mais intensidade nas regiões oeste, São Francisco, norte, Chapada Diamantina e sudoeste, onde, além de inibir a chuva, contribui para elevar a temperatura e reduzir a umidade do ar.

Ventos úmidos - Segundo o Inema, a situação é mais preocupante no oeste, São Francisco e norte, onde são esperados níveis de temperatura mais elevados (com máxima de até 36°C) e os menores índices de umidade (mínima em torno de 30%). Com isso, continua alta a chance de ocorrência de queimadas, principalmente no oeste e áreas do São Francisco.
Para a Chapada Diamantina e o sudoeste, onde a influência da massa de ar para o tempo será de menor intensidade, a temperatura vai continuar típica de inverno, com mínima chegando aos 15ºC, principalmente nas áreas serranas. No Recôncavo, nordeste e sul, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico influenciam as condições do tempo, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade chuva fraca.
Maré e radiação – De hoje a domingo, a maré deverá atingir altura máxima em torno de 4h30 e das 16h30, variando de 1,9 a 2,6 metros. A altura mínima deverá ocorrer por volta de 10h30 e das 22h30, oscilando entre 0,1 a 0,3 metro. As ondas deverão ter agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo alcançar 2,0 metros.

Uma das características do final do inverno é o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul, com a conseqüente elevação dos índices de radiação ultravioleta (IUVs), como está previsto para o período de hoje a domingo, ( com indices variando entre 11 a 13.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog