quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Barragem de São Jose do Jacuípe, ainda é pouco explorada pela agricultura local

 São José do Jacuípe é um município brasileiro do estado da Bahia.

Foi desmembrado do Município de Capim Grosso, sendo sua data de emancipação 13 de Junho de 1989. Está situado a 286 km de Salvador, e sua área é de 369,23 km².

Abriga em seu território a Barragem de São José do Jacuípe a qual poderia dar um grande impulso ao desenvolvimento da agro-pecuária do município. No entanto, esse importante recurso hídrico ainda não foi devidamente explorado.

São José do Jacuípe está situado na região do semi-árido do estado da Bahia em uma área muito castigada pela estiagem, entre os municípios de Capim Grosso e Várzea da Roça.



A economia do município está baseada na agricultura e na pecuária de subsistência (apoiadas pelo Agroamigo e Banco do Nordeste) , com pequena atividade industrial e comercial, notadamente na área de serviços.

O distrito de Vaca brava tem crescimento do setor agropecuário de bovinos e plantio de mandioca.

A região de umburaninha (poço), tem expressão na bovinocultura leite.

O distrito de Itatiaia é o mais expressivo dos distritos do município  comportando um comercio crescente, alem de uma feira local de bastante fluxo de negócios.

A cultura do sisal é também muito importante para a economia local, sendo cultivado mais na região do povoado de Santa Maria. Devido à dificuldade em desenvolver outras culturas, notadamente em razão das características climáticas do semi-árido, onde pode ocorrer grandes períodos de estiagem, o que inviabiliza outras lavouras menos resistentes e impossibilita um investimento mais expressivo na pecuária.

A cultura do sisal, que gera vários empregos, inclusive utilizando mão-de-obra infantil, como tem sido amplamente noticiado pela imprensa, tem também seu lado perverso: o grande número de mutilados pelo motor que faz a extração da fibra. Muitos dos mutilados não são assistidos pela previdência social, em razão de não possuírem registro em carteira, o que faz com que não tenham direito a aposentadoria ou indenização por acidente do trabalho ou por invalidez decorrente do acidente, tornando essas pessoas dependentes da família, e abandonadas pelo Estado.

Atualmente o município conta projetos públicos do governo federal para amenizar os efeitos da estiagem, que  dura três anos no município  a exemplo temos o Agroamigo do Banco do Nordeste em parceria do MDA, tem o Mais água que constrói cisternas de capitação de água das chuvas, barreiros e instalação de bomba Bap, alem do garantia safra e milho a preços baixos fornecidos pela CONAB.

Os produtores rurais são assistidos por assistência técnica rural da EBDA, que promove ações em beneficio dos produtores.

Deixe seu comentário!, coloque sua opinião..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog