sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

EBDA E BANCO DO NORDESTE DEBATEM MICROCRÉDITO RURAL


Para alinhar as informações operacionais referentes ao acordo de cooperação técnica assinado entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), foi realizada em setembro de 2012 uma reunião técnica sobre microcrédito rural. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da empresa (CTN), no bairro de Itapuã, em Salvador.

Na ocasião foram definidas estratégias de alinhamento em torno do Pronaf Agroamigo e discussões referentes aos instrumentos de acompanhamento de crédito emergencial, preços, projeto de crédito, pluviometria e safra. Além disso, os gerentes e subgerentes regionais da EBDA debateram sobre microcrédito rural.

O presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, explicou a importância da parceria com o BNB e disse que a “expansão de metodologia do microcrédito rural para outros grupos do Pronaf, sem dúvida, irá fortalecer ainda mais a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na Bahia”.

De acordo com o gerente estadual de microfinanças do BNB, Edizio Bahia de Souza, a expansão do microcrédito rural orientado e assistido garante operações de valores de investimento de até R$ 15 mil, com maior controle de projetos financiados. 

“O atendimento aos clientes será realizado nas próprias comunidades por meio de um assessor de microcrédito rural, responsável também pela elaboração e acompanhamento dos projetos, coleta de documentos e execução de ações de cobrança”, disse Souza. 

Participaram também do encontro o diretor de Agricultura da EBDA, João Bosco Ramalho, o chefe do Departamento de Agricultura da EBDA, Samuel Feldman, o gerente executivo do Pronaf, no BNB, Herculano Sobrinho, e a chefe da Divisão de Suporte Técnico da empresa (DST/DDA), Karina Freire.

Cooperação técnica

O objetivo do acordo firmado entre a EBDA e o BNB é expandir a aplicação da metodologia de microcrédito rural, orientado e acompanhado do programa Agroamigo para outros grupos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com exceção dos grupos A e A/C. Além disso, estabelece ações integradas a serem implementadas pelos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog